Brasileiros em Nova York
Veja a matéria.
Histórias de brasileiros em Nova York
Veja a matéria.
Livro da jornalista Tania Menai conta a saga de brasileiros que decidiram morar em Nova York.
Veja a matéria.
Jornalista brasileira radicada em Nova York, Tania Menai saiu a campo para descobrir como vivem e o que pensam seus conterrâneos na cidade. O resultado é "Nova York do Oiapoque ao Chuí - Relatos de Brasileiros na Cidade Que nunca Dorme". Os personagens são os mais variados, sem discriminações de nenhum tipo, bem ao estilo dessa metrópole que abriga imigrantes de todos os cantos. Há famosos, como a cantora Maúcha Adnet e o fotógrafo Vik Muniz, e anônimos, como o engraxate Guto Gotardo Cortez e o diarista Hélcio Kuhl. Todos com boas histórias para contar. O projeto não pára por aí: a autora pretende continuar a garimpar relatos e incluí-los no site www.nychui.com , no qual já há até um link "Conte sua História".
Morando em Manhattan desde 1995, a jornalista reuniu em livro relatos de brasileiros que, como ela, elegeram Nova York como lugar de residência. Precedidas por miniperfis dos personagens - há de tudo: empresário, jornalista, modelo, cantora, rabina, engraxate -, as histórias compõem um mosaico da vida na cidade.
Alessandra Ambrósio no livro Nova York do Oiapoque ao Chuí “O pessoal daqui viu como nós, brasileiras, fotografávamos bem, como as meninas são bonitas, todas elas são sexys, todas têm um corpo legal, a maioria é desinibida, ou seja, não há problema de vestir um biquíni ou lingerie e fotografar. E isso abriu as portas do mercado. Nos últimos cinco anos, cada vez mais brasileiras vêm para cá. Quando alguém diz que é brasileira, o pessoal fala: “Ah! Para variar. Tem alguém bonita ainda no Brasil, parece que todas estão aqui!”. Ou então eles acham que todas no Brasil são bonitas, porque eles só vêem as lindas. Eles falam, “nossa, mas que país é esse?”.”
A Nova York dos guias de turismo você talvez já conheça. Mas a cidade é outra quando contada por 23 brasileiros que fazem dela o seu lar. O livro “Nova York do Oiapoque ao Chuí – Relatos de brasileiros na cidade que nunca dorme”, lançado em dezembro pela editora Casa da Palavra, reúne experiência de famosos, como o estilista Carlos Miele, o fotógrafo Vik Muniz e a modelo Alessandra Ambrósio, além do mestre de capoeira Jelon Vieira, a cantora Maucha Adnet, e a rabina Luciana Pajecki Lederman. São brasileiros de diversas profissões, vindos de muitas partes do Brasil, entrevistados pela jornalista carioca Tania Menai, que vive em Manhattan há 12 anos. Eles contam os prazeres e desprazeres de viver na cidade mais cosmopolita, competitiva e solitária do mundo. Os textos são escritos em primeira pessoa e são acompanhados de fotos e ilustrações. Vale para quem gosta de Nova York ou, simplesmente, para os que curtem boas histórias de vida.
Nova York do Oiapoque ao Chuí – Relatos de Brasileiros na Cidade Que nunca Dorme, conta a vida de brasileiros que, assim como a autora Tania Menai, escolheram a cidade como morada.
Veja a matéria.
Segunda, dia 24 de dezembro.
A Nova York dos guias de turismo talvez já conheça. Mas a cidade é outra quando contada por 23 brasileiros que fazem dela o seu lar. O livro "Nova York do Oiapoque ao Chuí: Relatos de brasileiros na cidade que nunca dorme", lançado em dezembro pela editora Casa da Palavra, reúne experiência de famosos, como o estilista Carlos Miele, o fotógrafo Vik Muniz e a modelo Alessandra Ambrósio, além do mestre de capoeira Jelon Vieira, a cantora Maucha Adnet, e a rabina Luciana Pajecki Lederman. São brasileiros de diversas profissões, vindos de muitas partes do Brasil, entrevistados pela jornalista carioca Tania Menai, que vive em Manhattan há 12 anos. Eles contam os prazeres e desprazeres de viver na cidade mais cosmopolita, competitiva e solitária do mundo. Os textos são escritos em primeira pessoa e são acompanhados de fotos e ilustrações. Vale para quem gosta de Nova York ou, simplesmente, para os que curtem boas histórias de vida.
Tania Menai, que escreve para o blog "Só em Nova York" do site da Trip , lança hoje (26) em São Paulo o livro Nova York - Do Oiapoque ao Chuí. A jornalista estará na Livraria da Vila, a partir das 19h30, acompanhada dos também jornalistas Gilberto Dimenstein, Ricardo Amorim e João Gabriel de Lima para um bate-papo com os leitores. Amanhã (27), o lançamento acontece no Rio de Janeiro na Livraria DaConde Arte + Cultura, às 19h30.
Vai lá:
Livraria da Vila
alameda Lorena, 1731, Jardins, São Paulo
Livraria DaConde Arte + Cultura
rua Conde de Bernadote, 26, loja 125, Leblon, Rio de Janeiro
DACONDE DA PAPO. Ao lado do economista Joaquim Ribeiro, ex-executivo da ramificação nova-iorquina do grupo Time Warner, e da apresentadora da TV Globo Renata Capucci, a jornalista Tania Menai conversa com o público e fala de sua experiência como moradora da Big Apple e da rotina dos brasileiros que vivem naquela cidade, tema de seu livro Nova York do Oiapoque ao Chuí (Casa da Palavra, 224 páginas, R$ 34,90), que será autografado depois do bate-papo. Segundo a autora, o encontro vai tratar também de Brasil: "Os 23 personagens do livro comparam os dois lugares o tempo todo". Lounge da Livraria DaConde (45 lugares). Rua Conde Bernadotte, 26, loja 125, Leblon, 2274-0359 e 2511-5731. Terça (27), 19h30. Grátis. www.tania-menai.com.
Terça-feira (dia 27 de novembro), às 19:30h, a "DaConde Dá Papo" – evento cultural da Livraria Da Conde (Leblon) - recebe Tania Menai (foto) que mora em Nova York há 12 anos e escreveu o livro "Nova York, do Oiapoque ao Chuí", com relato de brasileiros que vivem ou viveram na cidade, entre eles o de Luciana Pajecki Lederman - primeira rabina brasileira a exercer a profissão no país e a segunda brasileira formada em rabinato. Nesta mesma noite, a escritora também participa de um bate-papo com Renata Capucci, apresentadora da TV Globo; e com o economista Joaquim Ribeiro, ex-executivo da Time Warner em Nova York. Informações: 2274-0359 e 2511-5731.
Nova York do Oiapoque ao Chuí, de Tania Menai (Casa da Palavra; 224 páginas; 34,90 reais) – O engraxate cearense, a cantora carioca que já trabalhou com Tom Jobim, o cabeleireiro mineiro, a modelo gaúcha – todos tentam a sorte em Nova York. A jornalista Tania Menai, colaboradora de VEJA – e radicada ela mesma em Nova York –, reuniu neste livro depoimentos de 23 brasileiros que se estabeleceram na cidade. Eles falam, na primeira pessoa, de suas dificuldades e da relação com a metrópole, compondo um painel da dispersa comunidade brasileira. São quase todas histórias de sucesso, como a da motorista que a muito custo conseguiu montar sua própria empresa de limusines. Mas poucos desses personagens encontram tempo fora do trabalho para aproveitar as opções da maior cidade americana. Leia trecho.
No livro Nova york do Oiapoque ao Chuí - Relatos de brasileiros na cidade que nunca dorme (Casa da Palavra, 224 pp., R$ 34,90), a autora Tania Menai explica que obras culturais de Nova York raramente mencionavam o Brasil. O recorte do livro não priorizou retratar histórias de sucesso nem tampouco de fracassos, mas sim o cotidiano dos brasileiros, com dificuldades e conquistas. O livro será lançado em duas capitais brasileiras. O primeiro será nesta segunda-fera (26/11) em São Paulo, às 19h30 Livraria da Vila da Lorena (Alameda Lorena, 1.731). E terá bate-papo com Tania Menai, João Gabriel de Lima, Gilberto Dimenstein, Ricardo Amorim e rabina Luciana Pajecki. No Rio o lançamento acontece amanhã (27/11), às 19h30 na Livraria DaConde Arte + Cultura (Rua Conde de Bernadote, 261j. 125 Leblon), com a presença da autora, de Joaquim Ribeiro e Renala Cappucci.